Sinersol, autoconsumo, energias renováveis, energia solar | Perguntas Frequentes

Sinersol, autoconsumo, energias renováveis, energia solar

Perguntas Frequentes

O que é um sistema fotovoltaico?

Os sistemas fotovoltaicos convertem a energia do sol em energia eléctrica, a este processo de transformação da luz em electricidade chama-se efeito fotovoltaíco.

Estes sistemas podem ser utilizados para autoconsumo, ligações à rede (venda de energia) ou para sistema isolados.

Quais são as aplicações possíveis do sistemas fotovoltaicos?

Podem ser utilizados em sistemas isolados, onde não há rede eléctrica, como por exemplo produção de electricidade, bombagem de água, iluminação pública e de jardins, sinalização de trânsito e semáforos e para sistemas ligados à rede eléctrica (autoconsumo com venda dos excedentes, autoconsumo com acumulação em baterias e sistemas de venda de energia).

Onde podem ser instalados os painéis fotovoltaicos?

Podem ser instalados no telhado, sendo inclinado ou plano, ou então no solo, sem sombreamentos, com orientação a Sul.

Quais são os tipos de sistemas fotovoltaicos existentes?

Os sistemas fotovoltaicos podem ser sistemas fixos, colocados no telhado da sua casa, ou placa, ou colocados no chão com orientação a Sul, ou podem ser sistemas móveis, que permitem um aumento da produção de cerca de 35% em relação aos sistemas fixos.

Qual o tempo de vida útil de uma instalação fotovoltaica?

Todo o tipo de sistemas de energias renováveis são pensados para um retorno no médio prazo, por isso é muito importante ter prazos de durabilidade extensos. Os painéis fotovoltaicos trazem garantias de produção a 25 anos, o que por si só é um bom indicador de uma vida longa.

 

Que manutenção é necessária num sistema fotovoltaico?

Dado que não existem partes móveis, não há necessidade de operações de manutenção. Uma recomendação útil é a limpeza dos módulos regularmente.

O que é o autoconsumo?

O autoconsumo é a produção da sua própria energia através de painéis solares fotovoltaicos, eólica ou ambos. Esta energia é consumida diretamente na sua instalação de forma a reduzir consideravelmente a sua factura energética.

Posso vender os excedentes no autoconsumo?

A energia que não for consumida na sua instalação pode ser vendida à rede. O valor pago é 90% do preço de mercado. (preço de mercado é o preço que o comercializador de energia compra a energia).

Será necessário um registo?

Nos sistemas de autoconsumo isto varia mediante a potência instalada:

Até 200 W-não necessita de comunicar

Entre 200 W e 1500 W- apenas uma comunicação prévia

Entre 1500 W e 1 MW- registo e certificado de exploração

Acima de 1 MW- licença e certificado de exploração

Posso colocar baterias?

Caso pretenda acumular em baterias a energia produzida em excesso durante o dia para utilizar à noite é permitido.

O que é um sistema solar Térmico?

Estes sistemas utilizam a Luz Solar para a produção de calor. São mais utilizados geralmente para produzir as águas quentes sanitárias. Poderão ser utilizados em sistemas combinados para dar apoio ao aquecimento e aquecimento de piscinas. 

O que é um sistema termossifão?

Neste sistema, a circulação de água faz-se por efeito de termossifão.

Este fenómeno acontece devido à diferença de densidade  entre a água quente que é aquecida pela radiação solar e a água fria que entra pelo depósito. Os sistemas de termossifão não necessitam de bomba de circulação nem controlador. São sistemas económicos, mas de menor eficência.

São facilmente distinguidos, pois o termoacumulador fica junto ao colector solar (no telhado).

O que é um sistema de circulação forçada?

Num sistema com circulação forçada o acumulador é instalado separadamente dos painéis solares.

Ao contrário do que acontece nos sistemas de termossifão, o acumulador é colocado verticalmente, o que resulta numa melhor estratificação e, consequentemente, num aproveitamento muito maior da energia solar. O sistema de apoio encontra-se em funcionamento por muito menos tempo, o que resulta numa maior poupança de energia. Pelo facto de o acumulador ser colocado num local protegido, as perdas térmicas do depósito diminuem significativamente. Outra vantagem deste sistema diz respeito à sua estética, uma vez que o acumulador não precisa de ser colocado no telhado. 

 

Em dias nublados os sistemas funcionam?

Sim, em média a energia disponível nessa altura do ano é menor e apenas fornece cerca de 50% das necessidades. Quando não há suficiente radiação solar o sistema de apoio (que pode ser uma caldeira, um esquentador, ou uma resistência eléctrica dentro do próprio colector, etc.) entra em funcionamento.

Quais são as aplicações possíveis dos sistemas solares térmicos?

Os sistemas solares térmicos podem ser utilizados para as águas quentes sanitárias (AQS), apoio ao aquecimento e para aquecimento de piscinas.

Ainda preciso de gás ou electricidade com o sistema solar térmico?

Sim, mas só como apoio ao sistema solar em dias seguidos sem sol, gastando na ordem dos 20% em termos médios anuais.

Os sistemas solares térmicos necessitam de manutenção?

Sim , nos sistemas solares térmicos é recomendada uma manutenção anual para verificação do correcto funcionamento do sistema.

Existem financiamentos para este tipo de sistemas?

A SINERSOL efectuou uma parceria com o Montepio Crédito e desenhou um produto específico para financiar os seus sistemas de energias renovaveis. Poderá tratar de todo o processo connosco com a aprovação em 24 horas. 

Este financiamento poderá ir até 84 meses com juros.

Pedido de Informações

Entre em contacto connosco, orçamentos grátis!

contactar