O autoconsumo coletivo resulta da partilha da energia produzida atraves de um sistema fotovoltaico entre os vários participantes.
Uma das soluções preconizadas pela SINERSOL é o autoconsumo coletivo ou as CER.
Autoconsumo coletivo refere-se a um grupo de pelo menos dois autoconsumidores de energia renovável organizados. Ou seja, dois ou mais consumidores finais que produzem, cada um, eletricidade renovável para consumo próprio, e estão disponíveis para partilhar a energia produzida entre si, bem como os custos de acesso à RESP. A organização de autoconsumo coletivo pressupõe a aprovação de um regulamento interno e a designação de uma entidade gestora do autoconsumo coletivo (EGAC), podendo o sistema funcionar em rede interna ou com o uso da RESP (em qualquer dos casos, com ou sem armazenamento de energia). Sendo apenas uma forma de organização prática, no autoconsumo coletivo os autoconsumidores são conjuntamente responsáveis pelo cumprimento dos seus deveres e obrigações.
A CER (Comunidade de Energia) é obrigatoriamente uma pessoa coletiva, cujos participantes podem ser pessoas coletivas ou privadas, públicas ou particulares, devendo ser originalmente constituída enquanto CER, de adesão aberta e voluntária. Na perspetiva do autoconsumo coletivo, esta comunidade de energia deve ser local, no sentido de que os seus participantes estejam localizados na proximidade dos projetos de energia renovável detidos e desenvolvidos pela própria comunidade. Assim, a CER é ainda uma forma de autoconsumo coletivo na medida em que os participantes são indiretamente produtores quando integram a estrutura jurídica da CER, o que pode ou não implicar investimento, e são consumidores quando utilizam a energia que lhes é entregue pela CER.
Fonte quadro: Renováveis Magazine
Consumidores domésticos, empresas, condomínios, serviços públicos produzem, consomem e partilham energia 100% renovável.
Existem várias possibilidades:
Autoconsumo coletivo em rede interna,
Autoconsumo coletivo com uso da rede elétrica de serviço público,
Autoconsumo coletivo em rede interna com armazenamento,
Autoconsumo coletivo com armazenamento e uso da rede pública,
Caso pretenda mais informações pode consultar as faq da Erse sobre o autoconsumo coletivo clicando aqui.
Produção de energia 100% renovável
Redução da fatura de energia dos intervenientes
Partilha de energia entre os intervenientes
Maximização da utilização da energia
Economia de custos