Apoio à aquisição de painéis solares

2026-02-02

 

No passado dia 27 de janeiro de 2026, a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, anunciou no parlamento que irá abrir (em breve) um novo apoio à aquisição de pequenos painéis solares para a geração de energia para autoconsumo, destinado a famílias. Nestas soluções estão integrados painéis, inversores e baterias, assim como os restantes componentes de instalação. 

 

Apesar de, as informações reveladas terem sido escassas, sabe-se que, este apoio será nos mesmos termos do programa E-LAR, ou seja, serão emitidos vouchers para a aquisição destes equipamentos. 

 

Tratando-se de equipamentos de pequena geração fotovoltaica, destinados a residencias, moradias e apartamentos, estas instalações servirão somente para autoconsumo, excluindo assim, a hipótese de venda de excedentes. Sendo o objetivo principal a redução da fatura de energia das famílias, potencializando a produção da sua própria energia, garantindo assim algum nível de autonomia energética em situações de interrupção da rede, nomeadamente em locais mais vulneráveis e/ou isolados.

 

Simultaneamente, o Governo, juntamente com o Fundo Ambiental, abriu novamente o concurso para a aquisição de veículos elétricos ligeiros. Este apoio conta com um capital de 20 milhões de euros. Surge novamente este concurso, após o último ter sido um sucesso, esgotando a verba disponível em apenas seis horas. 

 

Outras notícias